29 C
Cuiabá

Sintuf-MT cobra Reitoria alternativas para manutenção do sindicato dentro do campus

O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação da UFMT (Sintuf-MT) cobrou mais transparência e diálogo da Reitoria da UFMT. O sindicato segue no aguardo de novas propostas para tratar do uso do espaço físico do Sintuf-MT, sendo que a gestão da UFMT têm mantido como proposta única o pagamento de aluguel (R$ 12.680 mensais). 

“Nós temos cobrado da gestão que seja realizada uma reunião para tratar do assunto, de forma aberta, para que juntos encontremos uma estratégia de negociação. Sabemos que existe uma pressão do Governo Federal para expulsar os sindicatos dos campus, mas também sabemos que a autonomia universitária que tanto lutamos para conseguir ainda resiste”, destacou a coordenadora geral do Sintuf, Luzia de Melo. 

Segundo a coordenadora administrativa do Sintuf, Leia de Souza Oliveira, um assunto de tamanha importância não será tratado exclusivamente por ofícios. “O espaço do Sintuf é utilizado por toda a comunidade universitária, o debate tem que ser ampliado e envolver o Conselho Universitário. Queremos a gestão da UFMT ao lado dos trabalhadores, dos estudantes, dos docentes”. 

A categoria já debateu o assunto em sua Assembleia Geral realizada no mês de agosto. O entendimento comum foi o de levantar como outras universidades estão trabalhando com essa pressão para acabar com a organização sindical. “Temos um levantamento pronto, uma série de opções, caminhos novos… Porém a UFMT não tem aberto o espaço para negociar, para construir. Neste um ano de gestão, somente fomos ouvidos uma vez sobre o tema, apenas uma. É muito pouco”, reforçou Leia. 

No ofício, o sindicato reforça que não pode ser comparado a uma instituição privada que visa o lucro, como bancos, cantinas e empresas de cópias. No documento, os trabalhadores lembram do papel histórico do sindicato na defesa da educação, da manutenção dos investimentos na universidade pública, as ações que desenvolve em prol do campus, assim como o patrimônio já investido pelos servidores. 

Veja abaixo o ofício apresentado pelo Sintuf-MT:

download oficio_n_038___senhora_vice_reitora_em_resposta_ao_oficio_063.pdf

 

Compartilhar post:

Popular

Mais como isso
Related

CNG da FASUBRA participa de Audiência Pública no Senado Federal: o combate à LGBTIfobia

Na última quarta-feira, 15 de maio, aconteceu na Comissão...

CNG da FASUBRA participa de Audiência Pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

O Comando Nacional de Greve – CNG da FASUBRA...

Ato unificado marca 5º Café da manhã com Lula

Na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, aconteceu mais...

Novo Ensino Médio é uma ameaça ao futuro da classe trabalhadora

O Novo Ensino Médio (NEM), elaborado no governo do...
Feito com muito 💜 por go7.com.br