18 C
Cuiabá

Assembleia Solidária promove doação de sangue na UFMT

Servidores em Greve convidam comunidade à participar

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebe, na próxima quinta-feira (9), uma Assembleia Solidária visando a doação de sangue para o Hemocentro de Cuiabá e de materiais de limpeza para o Projeto Lunaar, que acolhe e cuida de animais abandonados.  O evento é mais uma atividade promovida pelos Técnicos-Administrativos em Educação (TAE) que estão em greve por melhorias no salário, na carreira, e mais investimentos para a Educação Pública.

Os servidores irão doar e também receber as doações de toda comunidade interessada em participar. As atividades iniciam às 8h e seguem até 17h30, no Casarão, edifício dentro do Campus de Cuiabá, próximo à Faculdade de Direito (FD) e à guarita do Boa Esperança.

“Apesar da greve, continua sendo interesse dos TAEs atuar de forma a contribuir com a comunidade, por isso elaboramos essa ação para marcar nossos quase 60 dias de luta com o governo”, apontou a coordenadora do Sindicato, Marillin Castro.

Os trabalhadores optaram por aderir à greve como último recurso, após meses tentando negociar com o governo federal. Desde então, o Ministério da Gestão de Inovação em Serviços Públicos (MGI) apresentou apenas uma proposta para retomada das atividades, com valores de recomposição inflacionária inferiores à metade do que os servidores pedem.

“A desvalorização do nosso salário em relação à inflação supera 50%, mas não é isso que estamos pedindo. Nossa proposta para o governo foi uma recomposição que atende os últimos 6 anos, um aumento de 34%, parcelado até 2026. Só que o governo ofereceu 12% pra gente, ao mesmo tempo em que ofereceu 23% para os servidores do Banco Central. Isso não é factível e não é coerente com um governo que quer ter a Educação como bandeira”, salientou André Faust, também servidor da UFMT.

Atualmente a categoria dos técnicos administrativos em Educação têm o menor salário do serviço público no executivo Federal. Ainda não há previsão de uma nova proposta, mas espera-se uma nova reunião em breve.

Doação de Sangue

De acordo com dados do MT Hemocentro, o estoque de bolsas de sangue está estável para a maioria dos tipos, com exceção ‘O-‘ e ‘AB-‘. Ainda assim, são aceitas doações de todos os tipos, uma vez que estas ajudam em diversos procedimentos cirúrgicos e de urgência e emergência, no transplante de órgãos e no tratamento de recém-nascidos com doenças hematológicas.

A doação pode ser feita sem restrições por pessoas saudáveis entre 18 e 60 anos. Jovens com 16 e 17 anos também podem doar, mas precisam apresentar termo de consentimento formal dos responsáveis legais. Idosos entre 61 e 69 anos também podem doar, desde que a primeira doação tenha sido feita antes dos 60.

Antes da doação é preciso não ter consumido bebida alcóolica por 24h e estar bem alimentado. Após a doação deve-se permanecer em repouso por 15 minutos, hidratar-se bem e evitar esforços físicos por pelo menos 12h.

Durante o dia 9, os Servidores TAE da UFMT irão reforçar a equipe de apoio do Hemocentro, oferecendo acomodações confortáveis e lanches para todos os doadores.

Doação de Materiais de Limpeza

A Associação Lunaar (Luta e União de Amigos para Animais em Risco) surgiu no ano de 2017 pela união de protetores da causa animal para realização de ações de amparo às centenas de animais abandonados em situação precária de Cuiabá.

Atualmente, além de doações em dinheiro para cobrir gastos com infraestrutura e veterinários, o Projeto precisa de materiais de limpeza. Desinfetantes, sabão em pó, detergentes, água sanitária, buchas e etc. para a manutenção de seu espaço, que hoje abriga dezenas de animais, entre cães e gatos.

TEXTO: COMANDO LOCALO DE GREVE

Compartilhar post:

Popular

Mais como isso
Related

Assembleia Geral de Greve será nesta terça-feira (28)

O Comando de Greve, por meio da Coordenação Colegiada...

Coletiva de Imprensa: a greve da educação federal e as negociações com o governo

Os CNGs das entidades representativas da educação federal em...

Assembleia Geral 23.05

https://youtube.com/live/w6SuspoRotQ?feature=share

6º Café da manhã com Lula marca os 75 dias de greve da FASUBRA

Nesta sexta-feira, 24 de maio, aconteceu o 6º Café...
Feito com muito 💜 por go7.com.br