25 C
Cuiabá

10 de outubro – Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher

A coordenação da Mulher do Sintuf-MT convida a todos para uma reflexão nesta segunda-feira (10.10), data que marca o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. Vamos viajar no tempo e retornar a 10 de outubro de 1980, quando mulheres reuniram-se nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo para protestar contra o aumento dos crimes de gênero em todo o país.

Devido à coragem dessas manifestantes, em 2006 foi sancionada a Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. A legislação é conhecida por 98% da população brasileira e, por causa dela, foi estruturada a rede de atendimento especializada para as mulheres vítimas de violência.

A rede inclui agentes governamentais e não-governamentais formuladores, fiscalizadores e executores de políticas voltadas para as mulheres (organismos de políticas para as mulheres, ONGs feministas, movimento de mulheres, conselhos dos direitos das mulheres etc.). Conta com serviços/programas voltados para a responsabilização dos agressores; universidades; órgãos federais, estaduais e municipais responsáveis pela garantia de direitos. Além de serviços especializados e não-especializados de atendimento às mulheres em situação de violência.
 
No Brasil, as brasileiras e estrangeiras contam com a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, mantida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). O Ligue 180, além de receber denúncias, presta informações sobre procedimentos a serem tomados em caso de violação de direitos – especialmente os relacionados à violência doméstica e familiar.

“Já são 35 anos que o dia 10 de outubro representa esta luta contra a violência à mulher. Infelizmente vemos diariamente nos jornais casos de abusos e desrespeito aos direitos da mulher. Não podemos ser omissas, e a informação é a melhor forma de combater este crime”, destacou as coordenadoras da pasta da Mulher do Sintuf, Marilene Rosa dos Santos, e Berta da Costa Anjos.       

Com informações

Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Governo Federal

Compartilhar post:

Popular

Mais como isso
Related

Último dia para retirar seus ingressos da Festa de Natal Sintuf 2023

A gestão Ação e Luta reforça a todos os...

Debate pela Reitoria marca momento histórico da UFMT

As quatro chapas que disputam a Reitoria da UFMT...

Prevenção ao HIV: o papel da saúde pública e a luta contra o preconceito

O dia 1° de Dezembro, Dia Mundial de Prevenção...

REUNIÃO LGBTQIA+

Na última quarta-feira, 29 de novembro, aconteceu a reunião...
Feito com amor 💜 por go7.com.br