Trabalhadores da UFMT encerram greve nesta quarta-feira (25)
Daniel Dino
Assessoria/Sintuf-MT
Os trabalhadores técnicos administrativos da UFMT encerraram sua greve nesta quarta-feira (25.06). A decisão foi tomada após manifestação do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) exigindo o fim da greve e impondo uma multa diária de R$ 200 mil ao sindicato dos trabalhadores (Sintuf-MT) caso o movimento fosse mantido. Mesmo com o fim da greve, as negociações entre o Governo Federal e a Federação que representa os trabalhadores (Fasubra) devem continuar.
Veja aqui a galeria de imagens
“Decidimos por encerrar a greve na assembleia que realizamos na UFMT. A Fasubra encaminhou que todas as universidades deveriam sair da greve nesta quarta-feira (25). Ela atendeu um encaminhamento que nós já havíamos dado, que deveria construir uma saída unificada para evitar o enfraquecimento da categoria. Agora é hora de nos reorganizar e estudar meios de garantir o direito dos técnico-administrativos, carreira com o piso salarial mais baixo de todo o funcionalismo público federal”, destacou a coordenadora geral do Sintuf, Leia de Souza Oliveira.
No âmbito local, ficou decidido que os técnicos da UFMT manterão a luta pela Jornada Ininterrupta com Turnos contínuos de Trabalho. Para isso, uma manifestação foi aprovada para ser realizada no dia 24 de julho. Uma comissão paritária entre sindicato e direção da UFMT já foi instituída para fazer o levantamento nas unidades quanto ao número de pessoal, perfil dos trabalhadores, natureza do trabalho, e assim definir os setores prioritários para instalação dos turnos contínuos.
Veja aqui a deliberação completa da assembleia
A assembleia geral que deliberou o fim da greve foi realizada na sede do Sintuf-MT na quarta-feira (18.06).