27 C
Cuiabá

Trabalhadores da Presto aguardam sacolão para retornar normalidade em suas atividades 

Os trabalhadores terceirizados da Presto continuam aguardando o cumprimento do acordo firmado junto a empresa para retornaram às suas atividades normais. Eles estavam sem receber o salário do mês de junho quando buscaram ajuda no Sintuf-MT no dia 29 de junho. O sindicato buscou apoio das demais entidades representativas da UFMT (DCE e Adufmat), e ainda acionou o sindicato específico dos trabalhadores terceirizados, o Seeac. Já no dia 30, o acordo foi selado entre trabalhadores e empresa. 

“O trabalhador com sol ou com chuva está no seu posto de trabalho sob pena de ter seu salário descontado e sua sexta base cortada, é uma falta de respeito com o trabalhador, muitos trabalhadores são os provedores da família e alguns estão com sua energia e água cortada, aluguel atrasado. Esse é o resultado da terceirização que traz a precarização da relação de trabalho e dos serviços, não vamos descansar enquanto os salários desses trabalhadores não estiverem em dia”, destacou a coordenadora geral do Sintuf, Luzia Melo.

Para fechar o acordo, a empresa propôs um sacolão com valor mínimo de R$ 110,00 para cada trabalhador, e honrar o salário de junho até esta sexta-feira (02.08). Além disso, o reajuste inflacionário que deveria ter sido pago desde janeiro, será novamente discutido entre as partes, já que ainda não foi pago pela empresa. Pelo acordo mediado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o sacolão já deveria ter sido entregue.

“Nós, enquanto entidade representativa dos trabalhadores na UFMT, fazemos o papel de mediador entre os trabalhadores e o sindicato da categoria, solicitamos do sindicato providências mais enérgicas e punitivas a essa empresa. A Universidade está em dias no cumprimento do contrato, sendo, portanto, irresponsabilidade da empresa o não cumprimento da legislação trabalhista”, reforçou Luzia. 

Confira abaixo a ata da reunião realizada na Secretaria Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), e também no Sintuf-MT ao receber a proposta patronal.

 

download ata_presto_sintuf.pdf

Compartilhar post:

Popular

Mais como isso
Related

GREVE: Técnicos da UFMT avaliam nova proposta do Governo Federal

Os trabalhadores técnico-administrativos da UFMT fizeram o debate sobre...

Sintuf convoca assembleia geral de greve para quinta-feira (13)

O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação da Universidade...

CNG DA FASUBRA ORIENTA: JORNADA DE LUTAS

Essa semana o governo enviou oficialmente, ao Comando Nacional...

Domingo: Sintuf convoca nova caravana

O Comando de Greve da UFMT convoca os servidores...
Feito com muito 💜 por go7.com.br