27 C
Cuiabá

Sintuf garante apoio ao movimento Pop Rua

O coordenador de Políticas Sociais e Anti-Racistas do SINTUF Vicente Alves, o Vicentinho, participou do II Seminário Pop Rua nos dias 29 e 30 de agosto na Assembleia Legislativa (ALMT). Organizado pelo Movimento População de Rua e defensorias públicas da União e de Mato Grosso, com parecerias que vão de sindicatos a empresários, o evento se propunha a debater ações para garantia de direitos de pessoas em situação de rua. 


– Existe uma necessidade grande de políticas públicas para amparar as pessoas que vivem em situações de risco nas ruas. Falta de moradia, de ações para saúde mental, de emprego e abandono da família são alguns fatores ligados a essa problemática – enfatizou Vicentinho.


O SINTUF-MT tem como princípio apoiar toda luta contra a opressão. Com a crise econômica e política que se desenvolve no país, somado aos altos índices de desemprego e destruição de políticas públicas como o SUS e programas habitacionais a população de rua tem aumentado consequentemente. Alguns políticos e empresários tratam a questão de forma ideológica, de faxina étnica com a expulsão desses moradores de rua – na maioria de origem negra – para longe de seus comércios. Mas é preciso ir além das ações assistencialistas muitas vezes promovidas por ONG’s que tentam encobrir a ausência do Estado, somente o fim do ajuste fiscal (EC 95), do contingenciamento de verbas e investimento massivo em saúde, transporte, emprego e habitação podem evitar que trabalhadores sejam despejados nas ruas das cidades✊🏼

Compartilhar post:

Popular

Mais como isso
Related

GREVE: Técnicos da UFMT avaliam nova proposta do Governo Federal

Os trabalhadores técnico-administrativos da UFMT fizeram o debate sobre...

Sintuf convoca assembleia geral de greve para quinta-feira (13)

O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação da Universidade...

CNG DA FASUBRA ORIENTA: JORNADA DE LUTAS

Essa semana o governo enviou oficialmente, ao Comando Nacional...

Domingo: Sintuf convoca nova caravana

O Comando de Greve da UFMT convoca os servidores...
Feito com muito 💜 por go7.com.br