27 C
Cuiabá

Servidores federais e governo se reúnem no dia 28 e tentam destravar negociação

Representantes dos servidores federais e do governo voltarão a se reunir daqui a duas semanas, no dia 28, para retomar as negociações sobre a campanha salarial. As partes vão tentar superar o impasse em torno do índice de reajuste.

Enquanto o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) não apresentou proposta para este ano, a Condsef/Fenadsef (confederação e federação dos servidores federais) encaminharam pauta, com assessoria do Dieese, que prevê reajuste para os três próximos anos.

Segundo as entidades, “a contraproposta considera as reposições e perdas salariais das categorias”. Os percentuais foram divididos em dois blocos.

De acordo com os sindicalistas, o primeiro bloco inclui categorias que tiveram reajuste em 2016 e 2017 e o segundo, de 2016 a 2019. O cálculo inclui os 9% do reajuste emergencial de 2023, já no governo Lula.

Eles continuam reivindicando equiparação dos benefícios do Executivo com os dos outros poderes e “revogação de todas as medidas e regramentos infraconstitucionais do desgoverno Bolsonaro”.

De 22,71% a 34,32%

Assim, de 2024 a 2026 os servidores do chamado Bloco I teriam reajuste de 10,34% por ano, totalizando 34,32%. Já os do Bloco II receberiam 7,06%, somando 22,71%.

Até agora, o governo não apresentou índice de reajuste salarial. Propôs aumento de 52% no auxílio-alimentação, que iria a R$ 1.000 a partir de maio.

Também aplicaria aumentos de 51% na saúde suplementar e para a assistência pré-escolar. Haveria reajuste apenas em 2025 e 2026, ambos de 4,5%, também em maio.

TEXTO CUT

FOTO ANA VOLPE/AGÊNCIA SENADO

Compartilhar post:

Popular

Mais como isso
Related

CNG da FASUBRA participa de Audiência Pública no Senado Federal: o combate à LGBTIfobia

Na última quarta-feira, 15 de maio, aconteceu na Comissão...

CNG da FASUBRA participa de Audiência Pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

O Comando Nacional de Greve – CNG da FASUBRA...

Ato unificado marca 5º Café da manhã com Lula

Na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, aconteceu mais...

Novo Ensino Médio é uma ameaça ao futuro da classe trabalhadora

O Novo Ensino Médio (NEM), elaborado no governo do...
Feito com muito 💜 por go7.com.br