23 C
Cuiabá

Seminário Outubro Mulher debate políticas públicas e saúde da mulher

Uma importante reflexão sobre o cenário da mulher brasileira, seus cuidados com a saúde, e como assuntos polêmicos são tratados em nossa sociedade. Este foi o resultado do Seminário Outubro Mulher, realizado nesta quarta-feira (10.10) pelo Sintuf-MT. O evento contou com a presença de representantes do Sesc Saúde da Mulher, e da MT Mamma. Foram realizadas palestras sobre o câncer de mama, violência contra mulher, e também sobre os direitos da mulher sobre o seu corpo.

“É preciso discutir estes assuntos. A violência contra mulher é uma constante em nossa sociedade, e muitas vezes é tratada como algo natural. Não é natural! As mulheres, e os homens também, tem que estar unidas e vigilantes para  situações ao seu redor, trata-se de uma questão de humanidade”, destacou a coordenadora geral do Sintuf, Luzia Melo. Ela ministrou uma ampla palestra sobre as características, muitas vezes sutis, que podem identificar a presença de violência no lar.

Outro assunto abordado foi o aborto. “As mulheres são as maiores vítimas da política de tornar o aborto um crime. Não se trata de ser a favor ou contra o aborto, essa não é a questão. Hoje o aborto é crime no Brasil, e mesmo assim, a realização de abortos ilegais é quinta maior causa de mortes maternas no país. As mulheres, em sua maioria pobres e negras, estão morrendo, essa é a verdade. Devemos construir uma rede de assistência para mulher que decide fazer um aborto. Atualmente ela não tem com quem conversar, o tema é um grande tabu. Com a devida orientação, podemos evitar muitos abortos, e no caso da mulher estar decidida pelo aborto, ela tem que receber atenção médica. Ela não merece morrer por isso”. A palestra foi ministrada pela coordenadora de Saúde do Trabalhador, Marillin Castro.

O evento ainda contou com depoimentos de mulheres que superaram o câncer e a violência doméstica. As representantes do Sesc Porto explicaram como ter acesso aos serviços oferecidos pela unidade, assim como fazer os agendamentos de mamografia.  O evento foi organizado pela pasta da Mulher do sindicato, na pessoa das coordenadoras Eliane Miranda, e Gisele Marques.

 

Confira aqui a galeria de imagens

Compartilhar post:

Popular

Mais como isso
Related

CNG da FASUBRA participa de Audiência Pública no Senado Federal: o combate à LGBTIfobia

Na última quarta-feira, 15 de maio, aconteceu na Comissão...

CNG da FASUBRA participa de Audiência Pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

O Comando Nacional de Greve – CNG da FASUBRA...

Ato unificado marca 5º Café da manhã com Lula

Na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, aconteceu mais...

Novo Ensino Médio é uma ameaça ao futuro da classe trabalhadora

O Novo Ensino Médio (NEM), elaborado no governo do...
Feito com muito 💜 por go7.com.br