27 C
Cuiabá

REUNIÃO ORDINÁRIA DO FENTAS E 350ª ORDINÁRIA DO CNS

Estiveram presentes nas reuniões supracitadas a representação da FASUBRA Sindical composta por Eurídice Ferreira de Almeida, Naara Siqueira de Aragão para o FENTAS – Fórum das Entidades Nacionais de Trabalhadores e Trabalhadoras na Área da Saúde. As reuniões ocorreram, de acordo com seu calendário anual, nos dias 30/01, 31/01 e 01 do mês de fevereiro do ano em curso.

A reunião deste pleno tinha como centralidade a discussão e aprovação do Plano Nacional de Saúde (PNS) o qual após várias contribuições e um trabalho exaustivos das diferentes comissões do CNS foi aprovado por unanimidade, sendo ressaltado os grandes avanços feitos nesta nova proposição e sua na construção democrática. Após pontuações dos conselheiros o Ministério da Saúde se comprometeu em continuar as interlocuções com as comissões para inserção de pautas que ainda ficaram descobertas, colocando que o documento não é estático, e estará aberto para agregar todas as demandas já aprovadas na 17° Conferência Nacional de Saúde.

Outros pontos da pauta que tocam diretamente a vida dos trabalhadores da base da FASUBRA que gostaríamos de novamente destacar são os encaminhamentos organizativos das duas próximas conferências nacionais temáticas que estão por vir, sendo elas:

  • 4° Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde.

A convocação para a Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e educação em Saúde para este ano (2024) no mês de novembro, sendo as etapas municipais nos meses de fevereiro, março e abril de 2024. Recomendamos que as entidades de base fomentem a participação dos trabalhadores e trabalhadoras dos Hospitais Universitários e IFES nesta conferência seja nas etapas municipais, estaduais e nacional diante do objeto de pauta que é a Gestão do Trabalho no SUS e Educação em Saúde.

  •  5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. 

A convocação para a Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora acontecerá no início do ano de 2025, sendo que as etapas municipais e estaduais ainda serão neste ano de 2024, ou seja teremos duas conferencias sendo organizadas concomitantemente sendo assim,   recomendamos que as entidades de base fomentem a participação dos trabalhadores e trabalhadoras dos Hospitais Universitários e IFES nesta conferência seja nas etapas municipais, estaduais e nacional diante do objeto de pauta que é a saúde do trabalhador(a) visando atualizar a política Nacional de Saúde do Trabalhador.

A representação da FASUBRA se colocou à disposição para composição das subcomissões organizativas para colaborar com o bom andamento destas atividades e diante da relevância das temáticas para a vida de nossos trabalhadores da saúde e da Instituições Públicas de Ensino Superior.

Compartilhar post:

Popular

Mais como isso
Related

CNG da FASUBRA participa de Audiência Pública no Senado Federal: o combate à LGBTIfobia

Na última quarta-feira, 15 de maio, aconteceu na Comissão...

CNG da FASUBRA participa de Audiência Pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

O Comando Nacional de Greve – CNG da FASUBRA...

Ato unificado marca 5º Café da manhã com Lula

Na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, aconteceu mais...

Novo Ensino Médio é uma ameaça ao futuro da classe trabalhadora

O Novo Ensino Médio (NEM), elaborado no governo do...
Feito com muito 💜 por go7.com.br