27 C
Cuiabá

Restaurando a Voz da Comunidade: A urgente necessidade de retomar o voto paritário para reitoria na UFMT

Em um movimento que ecoa os valores históricos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a comunidade acadêmica se mobiliza para restaurar uma tradição essencial: o voto paritário na escolha da Reitoria. Em meio aos desafios e transformações que marcaram a jornada da instituição, a urgente necessidade de retomar essa prática democrática se destaca como um chamado à revitalização dos princípios que sempre a nortearam. 

Em nota conjunta, o Diretório Central dos Estudantes (DCE), o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos da UFMT (Sintuf-MT) e a Associação dos Docentes (Adufmat), unem suas vozes para chamar a atenção para a importância de restaurar o voto paritário na eleição à Reitoria. Se todos querem uma eleição democrática, a quem interessa uma escolha arcaica, impositiva, imoral? 

Desde sua criação em 1970, em plena Ditadura Militar, a UFMT se destacou pela busca incansável pela democracia interna. A eleição direta para Reitor, conquistada pela força da mobilização da comunidade acadêmica, estabeleceu um compromisso duradouro com a participação ativa e equitativa de estudantes, docentes e técnico-administrativos. 

Contudo, em tempos recentes, essa tradição tem enfrentado desafios, e o último pleito, em 2020, marcou uma ruptura com o voto paritário. A decisão de conduzir a eleição por meio de um colégio eleitoral suscitou questionamentos sobre a preservação dos pilares democráticos que sustentam a UFMT. 

A decisão de retomar o voto paritário não é apenas uma busca por tradição, mas um movimento para reafirmar a voz de todos os setores que compõem a instituição. A consulta pública com votação equitativa não apenas reconhece a diversidade da comunidade acadêmica, mas também fortalece o compromisso com a igualdade e a justiça na escolha da Reitoria. 

Leia abaixo a nota completa emitida pelas três entidades:

 

Compartilhar post:

Popular

Mais como isso
Related

CNG da FASUBRA participa de Audiência Pública no Senado Federal: o combate à LGBTIfobia

Na última quarta-feira, 15 de maio, aconteceu na Comissão...

CNG da FASUBRA participa de Audiência Pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

O Comando Nacional de Greve – CNG da FASUBRA...

Ato unificado marca 5º Café da manhã com Lula

Na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, aconteceu mais...

Novo Ensino Médio é uma ameaça ao futuro da classe trabalhadora

O Novo Ensino Médio (NEM), elaborado no governo do...
Feito com muito 💜 por go7.com.br