30 C
Cuiabá

Processo inconsciente para manutenção das diferenças entre gêneros é debatido durante Seminário do Sintuf-MT

Daniel Dino

Assessoria/Sintuf-MT

 Os mecanismos utilizados para manutenção da opressão das mulheres foram debatidos pela representante da UFMT no Seminário Mesa Redonda ‘O papel da mulher na sociedade, na política e no trabalho’, professora Mirian Toshiko Sewo. O evento foi realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação da UFMT (Sintuf-MT).  

“Sem perceber, reproduzimos opressões históricas com o intuito de manter as relações entre os gêneros. Existe o risco de se inferiorizar a mulher desde a infância, com uma educação que ofereça mais liberdade aos meninos e faça com que as meninas fiquem mais dóceis e submissas”, elencou a representante da universidade federal.

Um dos exemplos citados para estas questões inconscientes de inferiorização é a própria escrita. “Quando nos referimos a um coletivo é utilizado o gênero masculino como predominante. é necessário ter clareza que a linguagem escrita estrutura nosso pensamento, nossa forma de montar e enxergar o mundo”, destacou a professora.

A palestra seguiu com uma série de situações onde a sociedade tenta manter a diferença entre os gêneros, como na reprodução do padrão de beleza, formado pela mídia; a ditadura do comportamento moralmente correto da mulher, onde ela deve sempre se manter íntegra, enquanto a promiscuidade chega a ser “normal” para o homem; e a imposição das obrigações domésticas para a mulher.

O seminário Mesa Redonda ‘O papel da mulher na sociedade, na política e no trabalho’ foi realizado na sede do Sintuf-MT, no dia 14 de março.

 

Compartilhar post:

Popular

Mais como isso
Related

GREVE NA EDUCAÇÃO: Trabalhadores da UFMT rejeitam proposta do Governo

Os trabalhadores técnico-administrativos da UFMT rejeitaram a proposta apresentada...

Assembleia Geral de Greve será nesta terça-feira (28)

O Comando de Greve, por meio da Coordenação Colegiada...

Coletiva de Imprensa: a greve da educação federal e as negociações com o governo

Os CNGs das entidades representativas da educação federal em...

Assembleia Geral 23.05

https://youtube.com/live/w6SuspoRotQ?feature=share
Feito com muito 💜 por go7.com.br