14 C
Cuiabá

Participe da autoavaliação da UFMT

Participe da autoavaliação da UFMT

 

O Sintuf-MT reitera a todos os trabalhadores sobre a necessidade de participarem do processo de autoavaliação da UFMT. Basta acessar o site da universidade (www.ufmt.br) e clicar no link ‘Avalie a UFMT’, o prazo limite é o dia 21 de novembro. As informações dos questionários são utilizadas para comporem o Relatório Anual de Autoavaliação Institucional, que utilza como base a Lei nº 10.861/04, que instituiu  o  Sistema  Nacional  de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A autoavaliação  na UFMT é voluntária e abrange todos os segmentos: técnicos administrativos, docentes, discentes de graduação, discentes de graduação do ensino à distância, da pós graduação, e mesmo a comunidade externa. A equipe responsável pela tabulação dos dados possui até o mês de março de 2015 para enviar o relatório da UFMT ao Ministério da Educação, sendo que o material ficará disponível no site da universidade no link da CPA- Comissão Própria de Avaliação, localizado no rodapé da página.

Saiba mais:

         A avaliação institucional, por conseguinte, ocorre em dois momentos:

• Avaliação  interna/Autoavaliação:  que  é  o  processo  de  avaliação  interna  da instituição,  conduzido  pela  Comissão  Própria  de  Avaliação  (CPA),  que  deve sistematizar  e  prestar  as  informações  solicitadas  pelo  INEP  e  disponibilizá-las a instituição para que sejam estabelecidas estratégias de ação para melhoria das condições de ensino. 

• Avaliação  externa: que é conduzida  por  comissões  externas  designadas  pelo INEP, segundo diretrizes da CONAES e acompanhadas pela CPA. 

A primeira Autoavaliação Institucional da UFMT foi realizada por meio de uma pesquisa no período de 2006/2008, uma vez que os relatórios eram elaborados de dois em dois anos, conforme Normativa 01 de janeiro de 2007 do ciclo SINAES.

No ano de  2009  os  procedimentos  para  postagem  no E-MEC  dos  relatórios  de autoavaliação  institucional  propostos  pelo  MEC/INEP/DAES  sofreram  mudanças  e obrigatoriedade  de  postagem  passou  a  ser  anual,  conforme  Nota  Técnica  de  17  de fevereiro de 2009.

   No  ano  de  2010,  aplicou-se  um  questionário  online  e,  a  partir  desses  dados, elaborou-se um  relatório contendo análise de uma  forma geral. Em 2011 optou-se por qualificar  os  dados  da  pesquisa  do  ano  anterior  a  partir  das  devolutivas  de  resultados realizadas nos campi da UFMT. 

No ano de 2012 foi realizada a terceira grande pesquisa de autoavaliação da IES, conforme dispõe os conceitos, princípios e critérios definidos instituído pelo  SINAES.  Teve como objetivo principal,avaliar a UFMT dentro das 10 dimensões, com intuito de compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhoria da qualidade da  Educação,  buscando  maior  relevância  no  seu  contexto  social  e  revelar  o  nível de satisfação da comunidade acadêmica com a gestão da UFMT com vistas a:

1. Produzir conhecimentos sobre todas as ações acadêmicas desenvolvidas pela instituição;

2. Pôr  em  questão  os  sentidos  do  conjunto  de  atividades  e  finalidades cumpridas pela instituição;

3. Identificar  as  causas  dos  problemas  e  deficiências  apresentadas  pelas unidades acadêmicas e administrativas;

4. Aumentar  a  consciência  pedagógica  e  capacidade  profissional  do  corpo docente, técnico administrativo e discente da instituição;

5. Fortalecer  as  relações  de  cooperação  e  de  trabalho  profissional  entre  os diversos atores institucionais;

6. Tornar  mais  efetiva  a  vinculação  da  UFMT  com  a  comunidade  mato-grossense e regional;

7. Julgar a relevância científica e social das atividades e resultados do PDI;

8. Prestar  contas  à  sociedade  mato-grossense  sobre  as  ações  e  políticas propostas pela UFMT.

As informações foram fornecidas pela UFMT

Compartilhar post:

Popular

Mais como isso
Related

Assembleia Geral de Greve será nesta terça-feira (28)

O Comando de Greve, por meio da Coordenação Colegiada...

Coletiva de Imprensa: a greve da educação federal e as negociações com o governo

Os CNGs das entidades representativas da educação federal em...

Assembleia Geral 23.05

https://youtube.com/live/w6SuspoRotQ?feature=share

6º Café da manhã com Lula marca os 75 dias de greve da FASUBRA

Nesta sexta-feira, 24 de maio, aconteceu o 6º Café...
Feito com muito 💜 por go7.com.br