Participe da autoavaliação da UFMT
O Sintuf-MT reitera a todos os trabalhadores sobre a necessidade de participarem do processo de autoavaliação da UFMT. Basta acessar o site da universidade (www.ufmt.br) e clicar no link ‘Avalie a UFMT’, o prazo limite é o dia 21 de novembro. As informações dos questionários são utilizadas para comporem o Relatório Anual de Autoavaliação Institucional, que utilza como base a Lei nº 10.861/04, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
A autoavaliação na UFMT é voluntária e abrange todos os segmentos: técnicos administrativos, docentes, discentes de graduação, discentes de graduação do ensino à distância, da pós graduação, e mesmo a comunidade externa. A equipe responsável pela tabulação dos dados possui até o mês de março de 2015 para enviar o relatório da UFMT ao Ministério da Educação, sendo que o material ficará disponível no site da universidade no link da CPA- Comissão Própria de Avaliação, localizado no rodapé da página.
Saiba mais:
A avaliação institucional, por conseguinte, ocorre em dois momentos:
• Avaliação interna/Autoavaliação: que é o processo de avaliação interna da instituição, conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que deve sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo INEP e disponibilizá-las a instituição para que sejam estabelecidas estratégias de ação para melhoria das condições de ensino.
• Avaliação externa: que é conduzida por comissões externas designadas pelo INEP, segundo diretrizes da CONAES e acompanhadas pela CPA.
A primeira Autoavaliação Institucional da UFMT foi realizada por meio de uma pesquisa no período de 2006/2008, uma vez que os relatórios eram elaborados de dois em dois anos, conforme Normativa 01 de janeiro de 2007 do ciclo SINAES.
No ano de 2009 os procedimentos para postagem no E-MEC dos relatórios de autoavaliação institucional propostos pelo MEC/INEP/DAES sofreram mudanças e obrigatoriedade de postagem passou a ser anual, conforme Nota Técnica de 17 de fevereiro de 2009.
No ano de 2010, aplicou-se um questionário online e, a partir desses dados, elaborou-se um relatório contendo análise de uma forma geral. Em 2011 optou-se por qualificar os dados da pesquisa do ano anterior a partir das devolutivas de resultados realizadas nos campi da UFMT.
No ano de 2012 foi realizada a terceira grande pesquisa de autoavaliação da IES, conforme dispõe os conceitos, princípios e critérios definidos instituído pelo SINAES. Teve como objetivo principal,avaliar a UFMT dentro das 10 dimensões, com intuito de compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhoria da qualidade da Educação, buscando maior relevância no seu contexto social e revelar o nível de satisfação da comunidade acadêmica com a gestão da UFMT com vistas a:
1. Produzir conhecimentos sobre todas as ações acadêmicas desenvolvidas pela instituição;
2. Pôr em questão os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição;
3. Identificar as causas dos problemas e deficiências apresentadas pelas unidades acadêmicas e administrativas;
4. Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente, técnico administrativo e discente da instituição;
5. Fortalecer as relações de cooperação e de trabalho profissional entre os diversos atores institucionais;
6. Tornar mais efetiva a vinculação da UFMT com a comunidade mato-grossense e regional;
7. Julgar a relevância científica e social das atividades e resultados do PDI;
8. Prestar contas à sociedade mato-grossense sobre as ações e políticas propostas pela UFMT.
As informações foram fornecidas pela UFMT