27 C
Cuiabá

Os servidores da UFMT estão doentes, sim ou não?

Esta é uma pergunta impossível de se responder há 14 anos. Este é o prazo que a UFMT tem descumprido a sua obrigatoriedade de realizar os Exames Médicos Periódicos dos seus servidores públicos. Os exames são assegurados pelo art. 206-A da Lei 8.112/1990 e regulamentados pelo Decreto nº 6.856, de 25 de maio de 2009, sendo um direito fundamental dos servidores.

O Sintuf-MT já denunciou essa situação em fevereiro, cobrando providências da Reitoria, porém, não obteve resposta. O sindicato voltou a cobrar ação da Reitoria em julho, também sem resposta. Desta vez a estratégia será outra, iniciamos uma campanha junto a todos os conselheiros do Consuni para que todos ajudem nesse movimento básico, garantir saúde para que os servidores possam trabalhar.

“O sindicato vem a todo momento recebendo cobranças desesperadas dos trabalhadores. Eles não aguentam mais serem ignorados. A pauta até agora não foi colocada para apreciação no Consuni, e por que não foi? Os servidores técnicos precisam de uma explicação. Estamos cobrando para que o assunto seja pautado na reunião de novembro”, destacou a coordenadora geral do Sintuf, Luzia Melo.

O sindicato enviou um novo ofício nesta quinta-feira (09.11) a Reitoria destacando a omissão quanto aos Exames Médicos Periódicos e a necessidade de criação de uma Comissão Interna de Saúde do Servidor Público – CISSP. O documento ainda destaca que a situação poderá ensejar a instauração de inquérito junto ao Ministério Público Federal para se apurar responsabilidades.

“A situação é ainda mais preocupante e urgente quando pensamos no Hospital Universitário Júlio Muller. São trabalhadores que atuam em meio a doenças contagiosas, com rotinas de trabalho estressantes, escalas e turnos com privação de sono… enfim, é inadmissível este descaso com os servidores”, reforçou Luzia.

Veja o ofício Sintuf:

Exames periódicos Novo ofício 148

Compartilhar post:

Popular

Mais como isso
Related

CNG da FASUBRA participa de Audiência Pública no Senado Federal: o combate à LGBTIfobia

Na última quarta-feira, 15 de maio, aconteceu na Comissão...

CNG da FASUBRA participa de Audiência Pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

O Comando Nacional de Greve – CNG da FASUBRA...

Ato unificado marca 5º Café da manhã com Lula

Na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, aconteceu mais...

Novo Ensino Médio é uma ameaça ao futuro da classe trabalhadora

O Novo Ensino Médio (NEM), elaborado no governo do...
Feito com muito 💜 por go7.com.br