27 C
Cuiabá

Nota do SINTUF-MT sobre a decisão do CONSEPE de suspender as atividades presenciais de graduação e pós-graduação por prazo indeterminado

Nesta quarta-feira, 6 de maio, o SINTUF-MT acompanhou a sessão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), através dos conselheiros que representam a categoria dos técnicos administrativos em Educação da UFMT. As pautas eram o retorno às aulas da UFMT e a flexibilização do ensino presencial. As deliberações do CONSEPE, após mais de 9 horas de extensivos debates, foram as seguintes:

1. Os conselheiros aprovaram a suspensão das aulas presenciais, tanto da graduação quanto da pós graduação, por tempo indeterminado. Portanto, não há data prevista para o retorno das atividades e das aulas de forma presencial. O Comitê de Prevenção ao COVID-19 da UFMT se reunirá periodicamente, estabelecendo orientações a partir de novas informações. Após as reuniões desse comitê, caberá ao CONSEPE marcar nova sessão para discutir a possível retorno das atividades, a depender dessas orientações.

2. Quanto a flexibilização do ensino, que permitiria a adesão de cursos no modelo EaD em substituição às aulas e avaliações presenciais, o ponto de pauta foi retirado da sessão de hoje. O conselho discutirá a questão em uma próxima reunião, após todos os departamentos da UFMT debaterem a pauta.

Nesse momento, nossa unidade e mobilização garantiram que as vidas de trabalhadores (as) e estudantes da UFMT fossem preservadas, impedindo o retorno presencial em meio à pandemia. Porém, a luta por uma Universidade pública, gratuita e de qualidade, que supere as desigualdades e construa atividades em prol da população é contínua, passa pela defesa do acesso total à educação, e, logo, pelo combate ao ensino a distância.

Esperamos que todas as medidas que sejam construídas na UFMT, possam ser amplamente discutidas com todas as categorias da UFMT. O SINTUFMT se mantém atento a essas pautas, que impactarão na vida de toda comunidade acadêmica, especialmente na dos técnicos administrativos. Estamos em constante articulação com as entidades representativas de estudantes e professores (as) e não aceitaremos nenhuma medida que retira o direito de qualquer membro da Universidade.

Gestão Renovação e Luta

Artigo anterior
Próximo artigo

Compartilhar post:

Popular

Mais como isso
Related

CNG da FASUBRA participa de Audiência Pública no Senado Federal: o combate à LGBTIfobia

Na última quarta-feira, 15 de maio, aconteceu na Comissão...

CNG da FASUBRA participa de Audiência Pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

O Comando Nacional de Greve – CNG da FASUBRA...

Ato unificado marca 5º Café da manhã com Lula

Na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, aconteceu mais...

Novo Ensino Médio é uma ameaça ao futuro da classe trabalhadora

O Novo Ensino Médio (NEM), elaborado no governo do...
Feito com muito 💜 por go7.com.br