15 C
Cuiabá

NOTA DE REPÚDIO DO SINTUF-MT AO DEPUTADO ABÍLIO BRUNINI

 

O Sintuf-MT, Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), manifesta veemente repúdio às ações do deputado Abílio Brunini (PL-MT) em relação ao professor Bruno Araújo, docente da UFMT.

A Diretoria do Sintuf-MT expressa solidariedade ao professor Bruno Araújo, jornalista e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder da UFMT, que está enfrentando uma ação judicial movida pelo deputado Abílio Brunini. Este deputado, conhecido por suas posições extremistas de direita, tem protagonizado atitudes e discursos que atentam contra o parlamento, a esquerda e a classe trabalhadora.

Destacamos um incidente ocorrido durante a sessão da CPMI dos Atos Antidemocráticos, em 24 de agosto de 2023, no qual o deputado realizou um gesto amplamente associado a grupos racistas e supremacistas brancos de teor neofascista. O professor Bruno, especialista em política brasileira e mato-grossense, e renomado por suas análises sobre investidas midiáticas da extrema-direita, foi entrevistado posteriormente para analisar o gesto do deputado como parte de seu trabalho acadêmico.

É inaceitável que o deputado Abílio Brunini utilize ações judiciais de indenização por danos morais como forma de intimidação, buscando restringir a liberdade científica e pedagógica. O Sintuf-MT repudia veementemente tanto o gesto do deputado quanto a ação movida contra o professor Bruno Araújo.

Este sindicato reitera seu compromisso com a defesa da liberdade acadêmica, repudiando qualquer tentativa de criminalizar a ciência e estabelecer uma hegemonia autoritária nos espaços universitários. Expressamos nosso total apoio e solidariedade ao professor Bruno Araújo.

 

Gestão Ação e Luta

Compartilhar post:

Popular

Mais como isso
Related

Assembleia Geral de Greve será nesta terça-feira (28)

O Comando de Greve, por meio da Coordenação Colegiada...

Coletiva de Imprensa: a greve da educação federal e as negociações com o governo

Os CNGs das entidades representativas da educação federal em...

Assembleia Geral 23.05

https://youtube.com/live/w6SuspoRotQ?feature=share

6º Café da manhã com Lula marca os 75 dias de greve da FASUBRA

Nesta sexta-feira, 24 de maio, aconteceu o 6º Café...
Feito com muito 💜 por go7.com.br