20 C
Cuiabá

FASUBRA reforça a participação na CONAE 2024

Servidoras e servidores técnico-administrativos das universidades,

A FASUBRA Sindical por meio da sua Coordenação de Educação reforça a importância da participação das nossas delegadas e delegados na CONAE/2024 – Conferência Nacional Extraordinária de Educação.

Este será um momento crucial para unirmos forças, discutir nossos desafios e traçar caminhos que fortaleçam a educação pública brasileira.

A participação de cada um e cada uma de nós é fundamental para garantir que as vozes e as necessidades da educação pública pelos próximos dez anos, sejam ouvidas e consideradas nas discussões. A CONAE é uma oportunidade ímpar de compartilhar experiências, debater propostas e construir estratégias que promovam a valorização e o reconhecimento de nosso papel nas instituições de ensino.

A união de esforços nesse espaço, contribuirá não apenas para o fortalecimento da educação, mas acima de tudo, para construir uma educação emancipadora sólida, enquanto política de Estado para a qualidade do ensino em todos os níveis.

Contamos com a participação ativa de cada um/a, pois juntos somos mais fortes e capazes de promover as mudanças necessárias.

Agradeço pelo comprometimento de todos/as e esperamos vê-los engajados/as nesse impar e importante evento da próxima década.

 

A Conferência Nacional de Educação (CONAE) de 2024, convocada de maneira extraordinária pelo Decreto Lei 11.697/23, destaca-se como peça fundamental na construção do Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2024-2034.

O tema central da conferência, “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, evidencia a ênfase na promoção de uma educação inclusiva e comprometida com o desenvolvimento sustentável.

A Etapa Nacional da Conferência Nacional de Educação é precedida pelas etapas municipais, intermunicipais, distrital e estaduais. Seus resultados abrangerão não apenas uma avaliação da situação educacional, mas também a formulação de diretrizes, metas e estratégias para a próxima década.

Os objetivos específicos da CONAE incluem a avaliação da implementação do atual PNE, o fornecimento de subsídios para a elaboração do próximo PNE (decênio 2024-2034) e a identificação de desafios e necessidades educacionais.

Adicionalmente, a conferência gerará referências que guiarão a elaboração e execução dos planos de educação estaduais, distrital e municipais, alinhados com o PNE (decênio 2024-2034), promovendo a cooperação federativa em educação e o fortalecimento do regime de colaboração entre os sistemas.

Essa participação social ativa emerge como pilar essencial na construção de um plano educacional robusto e alinhado com os anseios e necessidades da sociedade brasileira.

Confira os eixos da CONAE 2024:

Compartilhar post:

Popular

Mais como isso
Related

Assembleia Geral de Greve será nesta terça-feira (28)

O Comando de Greve, por meio da Coordenação Colegiada...

Coletiva de Imprensa: a greve da educação federal e as negociações com o governo

Os CNGs das entidades representativas da educação federal em...

Assembleia Geral 23.05

https://youtube.com/live/w6SuspoRotQ?feature=share

6º Café da manhã com Lula marca os 75 dias de greve da FASUBRA

Nesta sexta-feira, 24 de maio, aconteceu o 6º Café...
Feito com muito 💜 por go7.com.br