23 C
Cuiabá

Café Afro Literário abre 10ª edição Julho das Pretas em Mato Grosso

Com o tema “Mulheres Negras no Poder, Construindo o Bem Viver”, o Julho das Pretas em Mato Grosso será lançado oficialmente nesta segunda-feira (4), com a realização do “Café Afro Literário”. O evento no Estado é uma realização do Instituto de Mulheres Negras (Imune).

Na abertura do mês Julho das Pretas MT, os participantes terão a oportunidade de assistir a uma palestra sobre Escritoras Negras do Brasil, proferida pela professora doutora Ana Luiza Cordeiro, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

É o momento de conversar sobre a literatura negra, a importância da mulher negra nas literaturas brasileira e mato-grossense.

A atividade desta segunda será marcada pela presença de escritoras negras mato-grossenses. Os livros delas estarão expostos.

A 10ª edição traz de volta as atividades presenciais, como oficinas, palestras e show de poesia na Casa Cultural Casa das Pretas.

JULHO DAS PRETAS

Instituído em 2013 pelo Odara, Instituto de Mulheres Negras da Bahia, o Julho das Pretas chega à sua 10ª edição em todo país trazendo ao centro das discussões questões como poder para as mulheres negras, enfrentamento à violência, genocídio e feminicídio, eleições e democracia, saúde das mulheres negras, aumento dos índices de fome, desemprego e pobreza entre as mulheres negras, principalmente durante a pandemia.

A fundadora e presidenta do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune/MT), Antonieta Costa, salienta a necessidade da construção de ações propositivas e afirmativas para sair do lugar de reação. “A gente discute temas, aponta alternativas e saídas para o bem viver da população”, disse ela.

O Julho das Pretas tem como ponto alto o dia 25, quando é celebrado Dia Nacional de Tereza de Benguela e o o Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha.

Compartilhar post:

Popular

Mais como isso
Related

CNG da FASUBRA participa de Audiência Pública no Senado Federal: o combate à LGBTIfobia

Na última quarta-feira, 15 de maio, aconteceu na Comissão...

CNG da FASUBRA participa de Audiência Pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

O Comando Nacional de Greve – CNG da FASUBRA...

Ato unificado marca 5º Café da manhã com Lula

Na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, aconteceu mais...

Novo Ensino Médio é uma ameaça ao futuro da classe trabalhadora

O Novo Ensino Médio (NEM), elaborado no governo do...
Feito com muito 💜 por go7.com.br