26 C
Cuiabá

5º Encontro da Mulher Trabalhadora será nesta quinta-feira (08)

O Sintuf-MT convida a todas as trabalhadoras da UFMT, mulheres e homens, para participarem do 5º Encontro da Mulher Trabalhadora da UFMT, Renovação e Luta. O evento será realizado na quinta-feira (08 de março), data que marca o Dia Internacional da Mulher. O Encontro terá início às 08h30, no auditório do Sintuf.

O tema escolhido para o 5º Encontro artista e defensora dos direitos da mulher, Frida Kahlo. A mexicana, mesmo após um acidente que a deixou paraplégica, tendo uma perna amputada em seguida, sempre lutou pelas mulheres. Foi assim em 1954, quando sua condição delicada não a impediu de participar, mesmo na cadeira de rodas, de uma manifestação contra a intervenção norte-americana na Guatemala.Na noite de 13 de julho daquele mesmo ano, Frida Kahlo foi encontrada morta em seu leito. A versão oficial divulgou que ela teve morte por embolia pulmonar, sendo que suas últimas palavras em seu diário foram: “Espero a partida com alegria…e espero nunca mais voltar…Frida.”.

 

Para a coordenadora da Mulher Trabalhadora da UFMT, Marilene Rosa dos Santos, o evento é determinante na atuação do sindicato. “Anualmente apresentamos um pouco das políticas do sindicato voltadas para as mulheres, o que temos feito, e principalmente, colhemos sugestões da base. É neste evento que aprovamos o plano de ação das mulheres, garantindo uma ação sintonizada com os anseios de nossas sindicalizadas”.

 

“Este evento é um momento de reflexão sobre a luta histórica das mulheres por igualdade de direitos. Não podemos esquecer tudo o que passamos pra conquistar a situação atual, e organizar forças para superar as desigualdades que ainda existem. Temos um grande risco no cenário nacional aos direitos da mulher, quando pré candidatos ao Governo Federal, ultra conservadores, tornam pública suas posições contra os direitos das mulheres. Precisamos debater estes assuntos e lutar por uma sociedade mais justa”, destacou a coordenadora geral do Sintuf, Leia de Souza Oliveira.

Compartilhar post:

Popular

Mais como isso
Related

GREVE NA EDUCAÇÃO: Trabalhadores da UFMT rejeitam proposta do Governo

Os trabalhadores técnico-administrativos da UFMT rejeitaram a proposta apresentada...

Assembleia Geral de Greve será nesta terça-feira (28)

O Comando de Greve, por meio da Coordenação Colegiada...

Coletiva de Imprensa: a greve da educação federal e as negociações com o governo

Os CNGs das entidades representativas da educação federal em...

Assembleia Geral 23.05

https://youtube.com/live/w6SuspoRotQ?feature=share
Feito com muito 💜 por go7.com.br