Proposta do GT-Carreira do Sintuf-MT é aprovada em Assembleia Geral
Os trabalhadores da UFMT aprovaram quais os pontos devem ser defendidos na mesa de negociação junto ao Governo Federal sobre mudanças no atual plano de carreira dos trabalhadores técnico-administrativos. O relatório será encaminhando para Fasubra (Federação Nacional dos Técnico-administrativos) que fará a consolidação das propostas de todos os sindicatos e levará para ser apresentado e deliberado na plenária que acontecerá final de setembro em Brasília, para efetivamente sentar a mesa com o governo para apresentar a proposta da categoria.
Um princípio norteador para o debate se deu acerca de prováveis cenários de alteração na Tabela. “Defendemos que todas as classes (A, B, C, D, E), mesmo na nova estrutura, incorporadas ou não, tenham reajustes equitativos. Que os aposentados e ativos tenham paridade no tratamento de reajuste. Optamos em não enviar nenhum modelo de Tabela, pois entendemos que existem indicadores que ainda estão em debate, como a disponibilidade orçamentária para sua movimentação”, destacou Leia de Souza Oliveira, membro do GT Carreira que fez a apresentação durante assembleia geral da categoria.
Luzia Melo, coordenadora geral do Sintuf-MT, questionou pontos que ainda são dúvidas. “Vamos defender um piso salarial de três salários mínimos, vamos cobrar o step de 5%, ambas decisões históricas da Fasubra. Outro exemplo é a progressão por capacitação, que foi uma inovação conquistada na Lei 11.091/2005. O conceito precisa dessa progressão precisa ser atualizado e revisado”.
O relatório aprovado durante a assembleia prevê a necessidade de ampliar os Níveis de Capacitação para oito, melhorar os benefícios.
O GT-Carreira do SINTUF-MT deu início aos seus trabalhos em março de 2023, retomando as atividades em maio após aguardar o retorno dos debates no CONFASUBRA sobre o tema. Durante esse período, o grupo se dedicou a analisar o histórico e a concepção da carreira.
A aprovação por unanimidade do relatório do GT Carreira se deu nesta sexta-feira (11.08) durante assembleia geral da categoria.