? ║C Cuiabß - MT
? ║C Sinop - MT
? ║C Rondonˇpolis - MT
? ║C Barra do Garšas - MT

Galeria de Imagens

25/07/2023 21:43

DelegašŃo do Sintuf participa do 13║ Congresso Estadual da CUT-MT: Luta, direitos e democracia que transformam vidas

Aconteceu entre os dias 21 e 23 de julho o 13º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CECUT-MT) com o tema "Luta, direitos e democracia que transformam vidas". O evento ocorreu na sede central da CUT-MT, em Cuiabá, e contou com a participação de aproximadamente 120 delegados e delegadas, eleitos nas Assembleias dos sindicatos cutistas. A delegação do Sintuf (Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso) marcou presença no congresso.

O CECUT foi um espaço importante para deliberações do plano de lutas estadual e para a eleição da nova diretoria da CUT-MT para o período de 2023 a 2026. A Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso celebrou 35 anos de lutas no estado e ressaltou seu papel fundamental nas conquistas da classe trabalhadora em todo o país. O evento também marcou o resgate da democracia após o período de golpe iniciado em 2016, que foi derrotado nas urnas em 2022.

O presidente estadual da CUT-MT, professor Henrique Lopes, destacou que a eleição do presidente Lula e o retorno mínimo da normalidade democrática no Brasil possibilitam a tentativa de reversão de parte das perdas que os trabalhadores tiveram com o golpe de 2016. Ele ressaltou a importância do plano de lutas estadual para avançar na conquista de direitos e melhorar as condições de trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação e demais trabalhadores.

O segundo dia do Congresso contou com palestras e debates sobre os desafios enfrentados pela educação pública como principal formadora de mão de obra diante do fortalecimento e organização dos sindicatos cutistas dos trabalhadores e futuros trabalhadores. Gilmar Soares, sindicalista e educador, enfatizou a importância de formar uma nova geração de líderes para romper com o cenário político conservador e enfrentar os desafios da 4ª revolução industrial e da era digital.

Outro ponto destacado durante o evento foi a necessidade de transformação do modelo econômico de Mato Grosso, historicamente voltado para a exploração primária e agroexportadora. A CUT-MT pretende promover uma relação mais justa com a terra e os biomas, reduzindo a influência do latifúndio.

O presidente da CUT-MT, Henrique Lopes, reafirmou seu compromisso em conduzir a luta da central pelos próximos quatro anos, enfrentando os desafios necessários em prol da classe trabalhadora. Ele ressaltou que a CUT-MT continuará seguindo o legado da Central como uma instituição Livre, Autônoma e Classista, fortalecendo a base sindical e recuperando sindicatos afetados pela pandemia.

O CECUT-MT encerrou seus três dias de debates com a eleição da nova diretoria e a aprovação do Plano de Lutas estadual, reforçando o compromisso da CUT-MT em lutar pelos direitos dos trabalhadores e transformar vidas através da luta, dos direitos e da democracia.


CH┴CARA DO SINTUF

Redes Sociais

Sintuf-MT

Av. Fernando Corrêa da Costa, s/nº. - Campus Universitário - Coxipó - MT - 78060-900

Tel: (65) 3028-2924 - (65) 3028-2925

Número Whatsapp: (65) 99900 0084

E-mail: [email protected]

Atendimento:  07h30 às 18 horas 

SEDE DO SINTUF-MT

Crie seu novo site Go7
vers´┐Żo Normal Vers´┐Żo Normal Painel Administrativo Painel Administrativo