Mandato da Gestão Renovação e Luta segue até março de 2022
A gestão Renovação e Luta ficará a frente do Sintuf-MT até o mês de março de 2022. Essa foi a decisão dos sindicalizados durante a última assembleia geral da categoria, que entendeu o ano de 2020 como atípico devido a pandemia, assim como a impossibilidade de realizar eleições para o sindicato neste mês de março de 2021. A prorrogação do mandato foi aprovada por ampla maioria.
Assista a assembleia Geral aqui: https://youtu.be/U6urUNnm5l4
O atual mandato da gestão encerraria no dia 28 de março de 2021, porém, seguindo a orientação e a deliberação da Plenária Nacional da Fasubra, onde foi aprovada a prorrogação do seu mandato por 01 ano, a gestão Renovação e Luta propôs o mesmo aos seus sindicalizados. “Não seria justo, democrático e participativo realizar o pleito neste momento. Nem todos teriam a mesma oportunidade do exercício do voto. O voto online não é democrático, por que a grande parte da categoria do sindicato é composta por aposentados, além de existirem sindicalizados com dificuldade de acessar essa tecnologia. Nossa gestão acredita que a eleição tem que ser de forma presencial para que todos possam exercer democraticamente o direito ao voto, e ainda que os sindicalizados que vão concorrer à eleição tenham o direito de fazer campanha”, destacou a coordenadora do Sintuf e diretora jurídica da Fasubra, Marillin Castro.
O mesmo entendimento foi apresentado pela coordenadora administrativa do Sintuf, Leia de Souza Oliveira. “Seria praticamente impossível realizar um processo online de eleição, considerando a diversidade da nossa categoria, sendo que uma grande parte não tem acesso a essa ferramenta, o que transformaria a eleição num processo sem representatividade da categoria e, provocaria um tratamento desigual com os sindicalizados”.
Os trabalhadores ainda aprovaram avaliar essa decisão novamente no mês agosto de 2021.