Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Cuiabá (MT), 04 de junho de 2020 - 08:22

Notícias

31/03/2020 16:00

Parecer jurídico questiona a IN 28/2020

O Sintuf-MT está atento ao cenário local e nacional durante este momento emergencial que passa a UFMT e o Brasil como um todo. Estamos ouvindo os trabalhadores sobre dificuldades para implantação do "homeoffice", cobrando a gestão para ações rápidas, e vigilantes da defesa dos direitos dos trabalhadores técnico-administrativos. Veja abaixo o parecer da Assessoria Jurídica Nacional (AJN) da FASUBRA Sindical que questiona a Instrução Normativa (IN) 28/2020, publicada no Diário Oficial da União (DOU), de 26 de março de 2020.

A IN 28 prevê a suspensão de benefícios das servidoras e servidores públicos federais em trabalho remoto durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Conforme o parecer, a IN padece de vícios ao destoar das demais regras que estabeleceram o estado de calamidade e seus efeitos, notadamente, a equiparação que a lei prevê entre a ausência ao trabalho por conta do isolamento e a falta justificada.

O documento ainda afirma que a IN “surge em um ambiente de extrema insegurança e incerteza por conta dos pronunciamentos do Presidente da República em rota de colisão com orientações de organizações mundiais e nacionais de saúde, autoridades estaduais e municipais, bem como dentro do próprio comando das forças armadas”.

A FASUBRA já está em debate com os assessores jurídicos das bases de sua categoria (via grupo de whatsapp do coletivo jurídico, criado no encontro jurídico nacional e aprovado pela direção nacional), para proceder ações locais assim que os cortes se efetivarem.

Confira o parecer completo.

Foto: Divulgação


CHÁCARA DO SINTUF

Redes Sociais

Sintuf-MT

Av. Fernando Corrêa da Costa, s/nº. - Campus Universitário - Coxipó - MT - 78060-900

Tel: (65) 3028-2924 - (65) 3028-2925

E-mail: sintuf@terra.com.br 

Atendimento:  07h30 às 18 horas 

SEDE DO SINTUF-MT

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo