Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Cuiabá (MT), 09 de abril de 2020 - 17:16

Notícias

12/03/2020 14:30

Sintuf-MT realiza 7º Encontro da Mulher Trabalhadora 

O Sintuf-MT realizou nesta terça-feira (10.03) o 7ª Encontro da Mulher Trabalhadora, oportunidade onde foram debatidos temos como o posicionamento da mulher na sociedade. “Nós ficamos satisfeitas com a participação da comunidade universitária. Tivemos a presença de mulheres e homens, todos debatendo as barreiras impostas para as mulheres e principalmente os caminhos que devemos adotar para tornar a nossa sociedade mais igualitária”, destacou a coordenadora sindical da pasta da Mulher, Gisele Marques. 

Dentre as palestrantes do evento, a líder sindical e professora da Unemat, Edna Sampaio, contou sua experiência de vida a além de fazer narrativas sobre tópicos de igualdade de gênero. “Nós vivemos uma situação muito difícil, uma crise dramática no nosso país, uma crise econômica, mas também uma crise cultural. Percebemos a ascensão dos dos piores sentimentos humanos, e muito disso contra as mulheres. Somos a maioria da população e precisamos reagir a que está acontecendo, nos organizar enquanto uma classe de mulheres e lutar contra a violência simbólica patrocinada pelo Governo Federal”. 

“As mulheres vivem em uma sociedade onde a insegurança vem sendo patrocinada pelos detentores do poder, ou seja, homens, na sua maioria brancos e velhos. As mulheres estão com medo de andar nas ruas, de andar de ônibus, já que têm aumentado as queixas de assédio sexual. Esses homens violentos passam a se sentir mais autorizados a levar às últimas consequências o seu instinto de violência”, reforçou Edna. 

Veja aqui a galeria de imagens

Uma das saídas e necessidades da mulher é a independência financeira. Para palestrar sobre este tema, o evento contou com a empreendedora Rosi Ribeiro. “Algumas pessoas já nascem com uma inquietação para empreender, mas a maioria das pessoas se tornam empreendedoras pela necessidade, necessidade de se tornar protagonista da sua história. 

O empreendedorismo não é apenas financeiro, ele é o desenvolvimento e crescimento pessoal. A ação de ser independente vem trazer para mulher algo que durante muitos anos ela não tinha. Hoje as portas estão abertas, mas é preciso ter a vontade de atravessar e começar a trilhar o próprio caminho”. 

O reitor da UFMT, Evandro Soares, também participou do evento. “As mulheres são fundamentais para construção da Universidade, para o erguimento de toda a sociedade, sempre buscando a equidade. Queremos uma sociedade que dê oportunidades para todos, logo precisamos nos manter atentos para corrigir algumas distorções que existem. Todo cidadão precisa fazer essa reflexão do tratamento dispensado às mulheres, as minorias, tratando os diferentes de forma diferente para se garantir a igualdade”. 


Daniel Dino
Assessoria SIntuf-MT


CHÁCARA DO SINTUF

Redes Sociais

Sintuf-MT

Av. Fernando Corrêa da Costa, s/nº. - Campus Universitário - Coxipó - MT - 78060-900

Tel: (65) 3028-2924 - (65) 3028-2925

E-mail: sintuf@terra.com.br 

Atendimento:  07h30 às 18 horas 

SEDE DO SINTUF-MT

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo