Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Cuiabá (MT), 25 de agosto de 2019 - 14:38

Notícias

01/08/2019 07:59

Trabalhadores da Presto aguardam sacolão para retornar normalidade em suas atividades 

Os trabalhadores terceirizados da Presto continuam aguardando o cumprimento do acordo firmado junto a empresa para retornaram às suas atividades normais. Eles estavam sem receber o salário do mês de junho quando buscaram ajuda no Sintuf-MT no dia 29 de junho. O sindicato buscou apoio das demais entidades representativas da UFMT (DCE e Adufmat), e ainda acionou o sindicato específico dos trabalhadores terceirizados, o Seeac. Já no dia 30, o acordo foi selado entre trabalhadores e empresa. 

“O trabalhador com sol ou com chuva está no seu posto de trabalho sob pena de ter seu salário descontado e sua sexta base cortada, é uma falta de respeito com o trabalhador, muitos trabalhadores são os provedores da família e alguns estão com sua energia e água cortada, aluguel atrasado. Esse é o resultado da terceirização que traz a precarização da relação de trabalho e dos serviços, não vamos descansar enquanto os salários desses trabalhadores não estiverem em dia”, destacou a coordenadora geral do Sintuf, Luzia Melo.

Para fechar o acordo, a empresa propôs um sacolão com valor mínimo de R$ 110,00 para cada trabalhador, e honrar o salário de junho até esta sexta-feira (02.08). Além disso, o reajuste inflacionário que deveria ter sido pago desde janeiro, será novamente discutido entre as partes, já que ainda não foi pago pela empresa. Pelo acordo mediado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o sacolão já deveria ter sido entregue.

“Nós, enquanto entidade representativa dos trabalhadores na UFMT, fazemos o papel de mediador entre os trabalhadores e o sindicato da categoria, solicitamos do sindicato providências mais enérgicas e punitivas a essa empresa. A Universidade está em dias no cumprimento do contrato, sendo, portanto, irresponsabilidade da empresa o não cumprimento da legislação trabalhista”, reforçou Luzia. 

Confira abaixo a ata da reunião realizada na Secretaria Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), e também no Sintuf-MT ao receber a proposta patronal.

 

download ata_presto_sintuf.pdf


CHÁCARA DO SINTUF

Redes Sociais

Sintuf-MT

Av. Fernando Corrêa da Costa, s/nº. - Campus Universitário - Coxipó - MT - 78060-900

Tel: (65) 3028-2924 - (65) 3028-2925

E-mail: sintuf@terra.com.br 

Atendimento:  07h30 às 18 horas 

SEDE DO SINTUF-MT

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo