Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Cuiabá (MT), 22 de maio de 2019 - 12:34

Notícias

16/04/2019 15:56

Seminário mostrará de forma prática os resultados da Reforma da Previdência sobre os trabalhadores da UFMT

O Sintuf-MT convida a todos os trabalhadores da UFMT para participarem do Seminário ‘Desmonte da Previdência Brasileira – Você será afetado’. A palestra principal será ministrada por um dos advogados fundadores do Coletivo Nacional de Advogados de Servidores Públicos (Cnasp) e membro da Assessoria Jurídica Nacional da Fasubra, Luiz Fernando Silva. O Seminário será realizado na quinta-feira (25 de abril), às 8 horas, no auditório Batatão (Agronomia). Não é necessário fazer inscrição prévia.

“A gestão Renovação e Luta tem observado que muitos trabalhadores da UFMT possuem dúvidas sobre a Reforma da Previdência (PEC 06), sobre seus efeitos imediatos, e principalmente como todos serão afetados. Precisamos que a comunidade universitária seja uma multiplicadora de informações, levando para toda a sociedade o crime que é esta reforma e iniciando grandes mobilizações para impedir que nossos direitos sejam retirados”, destacou a representante do Sintuf na Fasubra, Marillin Castro.

Sobre o palestrante, ele tem experiência na área do Direito Constitucional, com ênfase em Direito Administrativo e em Direito Previdenciário, especialmente nos Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos. No mês de março de 2019, ministrou palestra sobre o tema no Senado Federal, na Comissão de Direitos Humanos. Luis Fernando fez duras críticas à proposta encaminhada pelo governo, em especial a substituição do atual sistema de previdência por um modelo de “capitalização” que favorece apenas aos bancos. No Chile, país que em 1982 adotou este modelo de capitalização, mais da metade das aposentadorias (inclusive de servidores públicos) é inferior a 50% do salário-mínimo local, e apenas 2% dos trabalhadores (e servidores públicos) que conseguem contribuir por 40 anos alcançam aposentadoria de valor igual a 1 salário-mínimo.

“Este é o cenário que querem importar para o Brasil. Nós teremos aposentadorias miseráveis, essa é a verdade”, reforçou Marillin.

A CNASP participa ativamente de diversas frentes de lutas contra as reformas da previdência, trabalhista e outras que visavam a atacar os direitos sociais. Ainda desenvolve campanhas pela conquista de novos direitos, apoiando juridicamente greves e outras ações empreendidas pelo movimento sindical.

Veja abaixo um pouco da experiência vivida no Chile:

 

Matéria Daniel Dino

Assessoria Sintuf-MT


CHÁCARA DO SINTUF

Redes Sociais

Sintuf-MT

Av. Fernando Corrêa da Costa, s/nº. - Campus Universitário - Coxipó - MT - 78060-900

Tel: (65) 3028-2924 - (65) 3028-2925

E-mail: sintuf@terra.com.br 

Atendimento:  07h30 às 18 horas 

SEDE DO SINTUF-MT

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo