Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Cuiabá (MT), 14 de dezembro de 2018 - 23:24

Notícias

28/11/2018 10:21

Trabalhadores da UFMT elegem representantes para Plenária da Fasubra

Os trabalhadores técnico-administrativos da UFMT decidiram quais serão seus representantes na próxima Plenária da Fasubra, que será realizada em Brasília de 07 a 09 de dezembro. Durante assembleia geral da categoria, realizada no auditório do sindicato nesta terça-feira (27), foram eleitos os companheiros Antônio Assunção, Benedito Carlos Cunha, e Adalmar Rossana. Representando a direção do sindicato, foram escolhidos Milton Anibal Moreira por Rondonópolis, e a coordenadora geral do Sintuf, Luzia Melo.

Veja aqui a galeria de imagens

“Será um momento ímpar para prepararmos, coletivamente, a categoria para as lutas do próximo período e novo Governo. As conquistas do movimento de trabalhadores correm um sério risco e ameaça com o regramento de atividades sindicais pretendidas pela nova gestão. Temos que debater e estar preparados para os ataques que virão”, pontuou Luzia Melo.

A coordenadora do Sintuf e representante da Fasubra, Marilin Castro, comentou sobre as principais ações nacionais envolvendo a carreira. “A Federação participou de uma reunião com o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe). A Instrução Normativa 02/2018 foi um dos principais assuntos abordados. A medida centraliza o controle das condições de trabalho dos servidores no próprio governo quanto ao registro de frequência, banco de horas e afastamento de dirigentes, por exemplo. Deixamos claro que isso é um ataque à autonomia universitária garantida na Constituição Federal. Construímos conjuntamente o entendimento que é preciso haver unidade para assegurar a defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade no país”.

Ela relatou sobre a reunião da Fasubra com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), realizada no dia 22 de novembro. “Destacamos a importância de melhorar a comunicação das nossas entidades internamente, com as bases e sociedade como um todo. Outra questão levantada é sobre a necessidade dos jurídicos das entidades dialogarem para o enfrentamento nesse campo. Além disso, ficou sinalizado que devemos procurar o novo governo já no começo do próximo ano para apresentar a campanha salarial e outras pautas dos SPFs e não aguardarmos somente na defensiva”.

Localmente, a coordenadora administrativa do Sintuf, Leia de Souza Oliveira, pontuou que a UFMT já possui 15 setores com a Jornada Contínua implantada. “A Comissão de Implantação continua trabalhando. Pedimos aos setores que enviem seus processos para análise e busquem informação com o sindicato para continuarmos avançando”.

A saúde do trabalhador foi abordada durante a assembleia. A gestão Renovação e Luta  enviou uma solicitação para o Consuni para a criação de uma política de saúde do trabalhador, reforçando que esta é uma função da administração da UFMT. O assunto será pauta na próxima reunião do Conselho, sendo que a expectativa da direção é a formação de uma comissão para analisar as possibilidades e propor a criação de uma regulamentação.

Um problema no sistema de lançamentos de mensalidades do Sintuf-MT também foi abordado para os trabalhadores. O desconto referente ao décimo terceiro não foi enviado para a folha de pagamento em dezembro. Como o desconto é uma obrigação estatutária, o mesmo será efetuado em janeiro. Foi pedido aos presentes que participem da campanha de sindicalização, uma vez que a direção tem praticado a dobradinha premiada, onde concorrem a prêmios o novo sindicalizado e também quem o apresentou. O sorteio dos prêmios será na festa natalina.

Matéria Daniel Dino

Assessoria Sintuf-MT


CHÁCARA DO SINTUF

Redes Sociais

Sintuf-MT

Av. Fernando Corrêa da Costa, s/nº. - Campus Universitário - Coxipó - MT - 78060-900

Tel: (65) 3028-2924 | Fax: (65) 3028-2925

E-MAIL:

sintuf@terra.com.br 

SEDE DO SINTUF-MT

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo