Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Cuiabá (MT), 18 de novembro de 2018 - 01:42

Notícias

07/11/2018 16:43

Sintuf-MT participa de Encontro Nacional de Saúde do Trabalhador

O Sintuf-MT tem investido na qualidade de vida do trabalhador da UFMT. Para ampliar estas ações, a gestão Renovação e Luta participou do Seminário Nacional de Saúde do Servidor, realizado na capital de Sergipe. O evento teve por objetivo estudar os meios de instituir as diretrizes e princípios gerais de vigilância, promoção de saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho.

“Participar de eventos assim é uma forma de nos manter atentos e atualizados sobre como agir em situações de vulnerabilidades ocasionados pelo desmonte do Estado, em meio a um ambiente de crescente instabilidade e precariedade dos vínculos trabalhista, entretanto, essa expressão do novo mundo de trabalho moldado pela racionalidade neoliberal, leva ao adoecimento dos trabalhadores“, destacou a coordenadora da Mulher Trabalhadora do Sintuf, Gisele Marques.

Para coordenadora geral do sindicato, Luzia Melo, “o sindicato precisa romper os muros da UFMT, buscar experiências de sucesso em outros campus. Os adoecimentos gerados pelo trabalho são sempre coletivos, sendo fundamental o debate para propor a efetiva implementação da política de saúde do trabalhador em nossa universidade”.

Neste sentido, para efetivação da política de saúde do trabalhador no âmbito da UFMT, o sintuf-MT encaminhou solicitação para o Consuni debater a questão. O assunto será pauta da próxima reunião do Conselho. “A nossa responsabilidade é com todos os servidores da UFMT. Grande número de trabalhadores estão doentes ou em estado de adoecimento. Em encontros feitos nos setores e com os nossos aposentados chegamos à conclusão que é urgente a implantação efetiva da política de saúde do trabalhador”, reforçou Luzia.

A gestão Renovação e Luta tem feito a sua parte neste processo. Atualmente os sindicalizados são atendidos no Espaço Saúde Eva Antônia com uma série de atividades, como pilates, massagem terapêutica, zumba e tai chi chuan. “Mas a nossa preocupação enquanto sindicato vai além das ações com os nossos sindicalizados”.                           

A participação dos coordenadores do Sintuf-MT no Seminário foi fruto de uma parceria junto a Secretária de Gestão de Pessoa SGP, Coordenação de Desenvolvimento Humano (CDH), e a Gerência de Capacitação e Qualificação (GCQ).


CHÁCARA DO SINTUF

Redes Sociais

Sintuf-MT

Av. Fernando Corrêa da Costa, s/nº. - Campus Universitário - Coxipó - MT - 78060-900

Tel: (65) 3028-2924 | Fax: (65) 3028-2925

E-MAIL:

sintuf@terra.com.br 

SEDE DO SINTUF-MT

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo