Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Cuiabá (MT), 19 de outubro de 2018 - 06:54

Notícias

08/06/2018 10:14

Sintuf-MT participa em Brasília do debate sobre a Crise nos Hospitais Universitários

Os trabalhadores da UFMT marcaram presença em Brasília na audiência pública realizada na Câmara dos Deputados Federais para debater a situação dos hospitais universitários. A audiência foi realizada nesta quinta-feira (07.06) sendo um espaço importante para que os trabalhadores apresentassem para o Governo Federal a situação precária em que atuam pós instalação da Ebserh.

“Tivemos a participação de representantes do Ministério da Educação, da Ebserh, deputados, a presença forte da Fasubra, outras entidades sindicais, e vários trabalhadores de todo o país. A sensação inicial era que o Governo não conhecia a crise nos hospitais universitários, mas ao longo da audiência ficou evidente a calamidade que vivemos”, destacou a coordenadora de Articulação e Mobilização do HUJM pelo Sintuf-MT, Elena Cunha.

O também coordenador de articulação do HUJM, Domicio de Arruda, destacou que o MEC teve a coragem de elogiar a atuação da Ebserh, mostrando qual seu entendimento sobre os hospitais. “Prontamente foi rebatida a teoria da eficiência da Ebserh com a grande maioria das falas feitas expondo as contradições das supostas melhorias efetuadas pela gestão privada dos hospitais”.

Um dos pontos debatidos na audiência foi o elevado grau de depreciação dos hospitais, a redução de leitos e serviços quando avaliado o quadro nacional, e, principalmente, a insatisfação dos funcionários vítimas de assédio moral. “Existe um abismo provocado entre a docência e a assistência. O sindicato tem combatido este cenário, mas o Governo precisa assumir o seu papel”, reforçou Elena.

Ampliando o debate por meio de levantamentos científicos,   o professor da federal carioca, Vladimir Tadeu, entregou para mesa sua tese de mestrado construído nos problemas da Ebserh. “ Ele falou da realidade nua e crua  dos HUs. Certamente evidenciou a fragilidade deste Governo”, pontuou Domício. A audiência pública foi transmitida para todo o Brasil.


CHÁCARA DO SINTUF

Redes Sociais

Sintuf-MT

Av. Fernando Corrêa da Costa, s/nº. - Campus Universitário - Coxipó - MT - 78060-900

Tel: (65) 3028-2924 | Fax: (65) 3028-2925

E-MAIL:

sintuf@terra.com.br 

SEDE DO SINTUF-MT

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo