Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Cuiabá (MT), 24 de setembro de 2018 - 07:54

Notícias

27/03/2018 09:40

Sintuf convoca trabalhadores para defenderem construção do novo HUJM

O Sintuf-MT convoca a todos os trabalhadores para participarem da audiência pública sobre a situação da obra do novo Hospital Universitário Júlio Muller. O evento será realizado nesta terça-feira (27.03), às 14 horas, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A decisão de participação foi tomada durante a reunião pública que tratou do tema na Adufmat, realizada na segunda-feira (26). A coordenadora de Saúde do Sintuf, Marillin Castro, participou da agenda. Confira abaixo o relatório.

.

O Sintuf-MT participou  hoje de uma reunião pública na Adufmat, com propósito de avaliar as razões da paralisação das obras no novo HUJM e de, junto com outras entidades como a ADUFMAT, o DCE e o Fórum Permanente de Saúde ser capaz de subsidiar uma intervenção na audiência pública que ocorrerá na Assembleia Legislativa de Mato Grosso amanhã, dia 27 de março, às 14h.

 

O novo Hospital Universitário Júlio Müller, localizado na Rodovia Palmiro Paes de Barro está com as obras paralisadas e pode se tornar mais um prédio público abandonado pelas autoridades. A proposta inicial sustentava que o local abrigaria mais de 250 leitos e dezenas de unidades terapêuticas intensivas (UTI’s), tornando-se o maior hospital-escola de Mato Grosso, e garantindo aos estudantes, professores e técnicos administrativos as condições para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

Diante desse cenário, e na atual conjuntura da saúde no estado do Mato Grosso, é inegável e foi consenso na reunião, a importância da conclusão das obras e o pleno funcionamento do novo HUJM.

 

Infelizmente não estiveram presentes (mesmo sendo chamados) os representantes da administração superior nem do governo do estado, partes integrantes da parceria para construção do novo hospital. O debate foi rico em informações, principalmente no tocante aos relatórios da Controladoria Geral da União  (CGU) que demonstram o andamento e a situação da estrutura (com apenas 9% da obra entregue e mais de 11 milhões pagos a empreiteira responsável), além de colocações de estudantes sobre o amplo campo de estágio que se abrirá com o hospital, a importância dos novos leitos para a população da Grande Cuiabá e principalmente, sobre a necessidade de esclarecimentos por parte da reitoria da UFMT e do governo do estado sobre o futuro da obra.

 

Foi encaminhado que todos os participantes da reunião deveriam estar presentes na audiência pública na assembleia legislativa no dia seguinte (27/03 às 14h); que seria solicitado aos coordenadores de curso da área da saúde que orientassem os professores a liberarem os alunos para participar da audiência, bem como fomentassem a importância da participação dos mesmos; que caso houvesse demanda (organizada pelo DCE), o SINTUF e a Adufmat disponibilizariam um ônibus para levar os participantes da UFMT para a assembleia legislativa; que a reunião ampliada deveria continuar realizando encontros com as diversas entidades e com a sociedade, para que se avalie os impactos da audiência pública, bem como construir uma agenda de atividades para pressionar a UFMT  e o governo do estado a investirem na finalização da obra.

 

O Sintuf destacou a importância de que a comunidade acadêmica e a sociedade acompanhem os andamentos do processo, e que haja transparência na condução dos desfechos da obra.

 

Assim, convocamos toda comunidade acadêmica  (alunos, técnicos e professores), bem como a sociedade em geral para que esteja presente amanhã 27/03 às 14 horas na assembleia legislativa, para discutirmos o futuro dessa obra de tamanha importância!

 


CHÁCARA DO SINTUF

Redes Sociais

Sintuf-MT

Av. Fernando Corrêa da Costa, s/nº. - Campus Universitário - Coxipó - MT - 78060-900

Tel: (65) 3028-2924 | Fax: (65) 3028-2925

E-MAIL:

sintuf@terra.com.br 

SEDE DO SINTUF-MT

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo