Notícias

17/10/2017 10:21

A UFMT corre perigo! Participe da audiência pública desta quinta-feira (19)

 

Técnicos administrativos, vocês estão convocados para participar da Audiência Pública desta quinta-feira (19) no Centro Cultural. Juntos, estudantes, técnicos, professores e gestão, irão debater os caminhos que a instituição deve adotar para contornar o corte orçamentário que ameaça impedir o funcionamento básico da UFMT. Trata-se de uma situação que atinge a todos, já que as cobranças básicas, como energia elétrica, começam a encontrar grande dificuldade em serem honradas.

A audiência pública será às 14 horas, e é necessária a presença de todos para entenderem a gravidade da situação e juntos buscarem saídas. “A universidade pública está sendo atacada por este governo golpista de Michel Temer. Ele cortou o orçamento defasado da UFMT na metade, com o claro objetivo de instalar o caos na educação superior e buscar a privatização da mesma, o fim da política de assistência ao estudante, o fim dos projetos de pesquisa, e finalmente a cobrança de mensalidade dos estudantes”, destacou a coordenadora geral do Sintuf, Leia de Souza Oliveira.  

A coordenadora lembra que a cobrança nas pós-graduação, como mestrado e doutorado é o primeiro passo deste modelo de privatização, mas que já existem propostas para começar a cobrança de mensalidade na graduação, isso em 2018. “A universidade pública é principal forma de transformar a realidade social de uma família. O jovem de classe baixa, ou mesmo da classe média, que estuda no ensino público, sofre grande desigualdade no momento de concorrer a uma vaga na universidade federal, mesmo assim, 70% dos alunos da UFMT, vieram da educação pública. A cobrança de mensalidade na UFMT vai acabar com a esperança destes jovens, trata-se de um crime contra a população”.


Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

CHÁCARA DO SINTUF

Redes Sociais

Sintuf-MT

Av. Fernando Corrêa da Costa, s/nº. - Campus Universitário - Coxipó - MT - 78060-900

Tel: (65) 3028-2924 | Fax: (65) 3028-2925

E-MAIL:

sintuf@terra.com.br 

SEDE DO SINTUF-MT

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo