Plenária Nacional da FASUBRA aprova: FORA WEINTRAUB!
Texto: Coletivo UNIR
A FASUBRA exige a imediata exoneração do ministro da Educação, que revela, dia após dia, a sua incompetência para ocupar tão importante cargo.
Incapaz de estabelecer diálogo com trabalhadores/as da educação e estudantes, Weintraub não demonstra resultados na elaboração e execução das políticas públicas em prol do desenvolvimento da educação pública, gratuita, democrática, de qualidade e socialmente referenciada.
O ministro, desde o início de sua gestão, sempre se colocou como frontal inimigo da educação brasileira. Perseguição ideológica a professores, estudantes, técnicos administrativos e ao próprio conhecimento científico, e a defensa intransigente da privatização da educação pública, pelos processos de mercantilização e financeirização do ensino, expressado pelo projeto Future-se, são as marcas de seu mandato.
Como se isso não bastasse, ele acumula uma série de afirmações caluniosas, como a acusação de que ocorre apenas balbúrdia nas universidades e institutos federais e de que existem plantações de maconha e fabricação de drogas sintéticas nos laboratórios das instituições de ensino.
A FASUBRA exige respeito ao trabalho desenvolvido nas Instituições Públicas de Ensino. Por isso, ingressou na Justiça Federal com interpelação judicial para que o ministro prove as suas declarações, indicando quais as instituições possuem plantações e laboratórios que produzem drogas, quais são os servidores ou estudantes que praticam tais ilícitos e por que ele não comunicou esses fatos às autoridades policiais e ao Ministério Público.
O ministro não tem a qualificação e a responsabilidade necessárias para ocupar o MEC. Weintraub não tem compromisso com a valorização do ensino, da pesquisa, da extensão e dos profissionais da área. Ao contrário, se mostra, apenas, como representante da ultradireita que o colocou no cargo, fazendo a defesa da precarização da educação pública.
Sua exoneração é urgente, antes que os avanços na educação, conquistados com muita luta ao longo de décadas, sejam completamente destruídos.